top of page

O QUE É

MAUAL LAB é um espaço para desenvolvimento de projetos audiovisuais de curta e longa duração da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL).

 

Em sua terceira edição, a partir de chamada pública para produtoras e coletivos audiovisuais do estado de Mato Grosso, o MAUAL LAB selecionará 03 projetos de longa e 06 projetos de curta, de ficção ou documentário em fase de desenvolvimento e de temática livre.

A iniciativa é fruto da continuidade da parceria com o SEBRAE-MT, visando ampliar e aprofundar as atividades de capacitação que integram a programação da nossa MAUAL.

logo maual lab 24MAUAL - 2025.png

Comissão de Seleção 

Projetos de Curta

Gabriel Correia

Cláudio Dias

Projetos de Longa

Sabrina Tenório

Diego Baraldi

Coordenadora Maual Lab

Aline Wendpap

Confira o regulamento

e faça sua inscrição:

até 31 de agosto

JORNADA CINEMA E NEGÓCIOS: CONSULTORIAS, MENTORIAS E MASTER CLASS

Os projetos selecionados serão contemplados com duas consultorias presenciais e uma mentoria remota no período de 22 a 24 de setembro, sendo uma consultoria na área de Pesquisa e Roteiro, uma na área de Produção e uma mentoria área de Pitching.

As consultorias são restritas aos participantes selecionados e serão realizadas nos espaços do Centro Cultural e da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT.

A mentoria de Pitching ocorrerá online no dia 25 de setembro é obrigatória para os participantes selecionados. 

A Sessão de Pitching é aberta ao público e ocorrerá na tarde do dia 26 de setembro

Conheça os palestrantes, consultores e mentores :

Master Class- Bate papo com os cria
Dia/horário: 22/09 - segunda, 19h  /  Local: Cineclube Coxiponés

WhatsApp Image 2025-07-29 at 18.02_edite

Sérgio Machado nasceu em Salvador e trabalhou durante anos com o diretor Walter Salles. Foi assistente de direção de Central do Brasil e O Primeiro Dia e roteirista e diretor assistente de Abril Despedaçado. Em 1999 trabalhou como roteirista e codiretor da série os Pastores da Noite da rede Globo e foi co-roteirista do longa Madame Satã, de Karim Aïnouz.

Em 2001, dirigiu o documentário Onde a Terra Acaba, sobre a vida e a obra do cineasta Mário Peixoto – premiado em mais de 15 festivais entre os quais Biarritz, Havana, Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo. Cidade Baixa, seu primeiro longa de ficção, foi lançado no Festival de Cannes e vencedor de 30 prêmios no Brasil e exterior, entre eles: o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes e os prêmios principais dos Festivais do Rio do Rio de Janeiro, Huelva, Verona, Mons. Em 2007, dirigiu e roteirizou a série Alice, exibida na HBO. 

Em 2009, dirigiu e adaptou Quincas Berro D’Água, uma das mais populares novelas de Jorge Amado, produzido pela VideoFilmes e dirigiu o curta-metragem O Príncipe Encantado, premiado na Mostra Internacional de São Paulo. Dirigiu o longa Tudo que Aprendemos Juntos, filme de encerramento do Fes-tival de Locarno – e melhor filme da Mostra Internacional de São Paulo. Du-rante 7 anos foi tutor do CENA, laboratório de Roteiro do Porto Iracema das Artes, junto com Marcelo Gomes e Karim Ainouz.

Sérgio Machado também dirigiu o documentário Aqui Deste Lugar, produzido pela Gullane e A Luta do Século, prêmio de Melhor documentário no Festival do Rio, 2016.Foi diretor geral e roteirista da série Irmãos Freitas, lançada no Canal Space. Dirigiu o documentário Neojibá, sobre a orquestra jovem da Bahia e o premi-ado longa Rio do Desejo, inspirado nos contos do escritor Milton Hatoum. 

Foi roteirista da série Cidade de Deus lançada em 2024 e escreveu e dirigiu a série Maria e o Cangaço, com lançamento previsto para 2025. Dirigiu e rotei-rizou a animação A Arca de Noé e os documentários Os 3 Obás de Xangô – premiado na Mostra de São Paulo, Festival do Rio e de Tiradentes e A Bahia me fez assim que será lançado em 2025.

1. Consultoria: Pesquisa e Roteiro - Ficção

Karkará Tunga.jpeg

Karkará Tunga graduou-se em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pernambuco e integra a Rede Paradiso de Talentos. Realizou montagem e design de som do curta-metragem "O Verbo Se Fez Carne", indicado como Melhor Som no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2021. Seu primeiro roteiro de longa-metragem, "Suçuarana", passou nos laboratórios Cena 15 e Sesc Argumenta, na residência Desde la Raíz (Colômbia) e pelo grupo de desenvolvimento no Marieta, o qual coordena atualmente. Foi finalista do Prêmio Cabíria Cardume 2024 com o argumento de "Batoki: noite sem lua", que participou também do Lab Empoderadas e do CurtaLab. Esteve no comitê de visionamento do 34º e 35º Festival Internacional de Curtas de SP.

2. Consultoria: Pesquisa e Roteiro - Documentário

Tatiana Toffoli.jpeg

Tatiana Toffolli é formada em Jornalismo, Tatiana Toffoli atua como produtora, diretora, roteirista e montadora de séries e documentários com destaque para a série Amazônia, Arqueologia da Floresta, realizada pelo SescTV; Baré, Povo Do Rio (2015 - Melhor Realização Artística do TELAS); Louceiras (2013 - Menção Honrosa no 14ºFICA); Chapa (2009 - Prêmio no Con-can  Movie Festival Japão). É diretora e montadora do segmento Juruá, que integra o longa-metragem Pessoas Contar Para Viver (Prêmio de Melhor filme na categoria Pensamento do Festival e Prêmio Curta! em 2023.

3. Consultoria: Produção

pedro krull_edited.jpg

Pedro Krull é produtor cinematográfico, com passagem por laboratórios e mercados internacionais como La Fabrique Cinema em Cannes, MAFF em Málaga, CineLatino em Toulouse, além de nacionais como BrLab e CineMundi. É produtor e diretor de produção de mais de 20 filmes entre longas metragens e curtas metragens em Alagoas, incluindo “Infantaria” (2022) de Laís Santos Araújo, vencedor do Prêmio Especial do Júri na Berlinale (Generation 14plus).

4. Mentoria: Pitching

Marina_Meliande_director.jpg

Marina Meliande é diretora, produtora e montadora, formada em Cinema pela UFF e com mestrado em Artes Contemporâneas pelo Le Fresnoy (França). Dirigiu 4 longas metragens com grande destaque em Festivais Internacionais: "A Fuga da Mulher Gorila", (Locarno 2009), "A Alegria" (Cannes 2010), "Desassossego" (Rotterdam 2011) e “Mormaço” (Roterdã 2018). Dirigiu ainda 2 séries como Diretora Geral: "Sentença" (Amazon Prime) e "Anjo Loiro com Sangue no Cabelo" (Canal Brasil). Como montadora, trabalhou em mais de 50 filmes, entre eles, "Girimunho" (Veneza 2011), “Olmo e a Gaivota” (Locarno 2015) e "Pendular" (Berlim 2017). É ainda produtora dos filmes "A morte de J.P.Cuenca" (CPH DOX 2016), "Não Devore Meu Coração" (Sundance 2017), "Um Animal Amarelo" (Roterdã 2020), "Aurora" (Visions du Reel 2025), Macunaíma XXI (em filmagem).

Logos-Rodapé 2.png
bottom of page